🗺️ Cartô #33: Dias de luta | 4 a 17 de março
Os principais eventos da semana são ligados a pautas sociais: o Dia Internacional das Mulheres, a descriminalização da maconha pra uso pessoal e até o Oscar, que neste ano bate recorde de inclusão ✊
Bom dia, gente boa!
Fazer o Cartograma exige muito desprendimento. Explico: frequentemente a semana é tão recheada de temas e eventos importantes que é quase impossível escolher aqueles que vamos destacar na newsletter e os que vão ficar apenas no calendário. Essa semana é um bom exemplo: nosso rastreamento puxou 504 eventos! O cruzamento das métricas e critérios editoriais ajudaram a gente a fazer a curadoria que você vai ler hoje, mas nessa semana vai faltar espaço para tanto assunto!
A gente recomenda muito que você leia também a 17ª edição do Tech Trends Report, que será lançado no sábado, dia 9, pela futurista Amy Webb no SXSW 2024. O festival acontece em Austin, no Texas e terá como tema central - adivinhe? - a inteligência artificial. O relatório de Amy Webb é um dos principais estudos sobre tendências da indústria de tecnologia e poderá ser acessado online.
Aliás, os assinantes da versão paga do Cartograma já estão com acesso a uma prévia do mês de junho: reunião do G7, 80 anos do Dia D e final da Champions são alguns dos destaques. Assine e tenha mais tempo para planejar seus conteúdos!
Boa semana para todos nós! 👊
Leandro Mota e Leo Stamillo
CONTENT CO
▻ Dia Internacional das Mulheres
▻ Descriminalização do porte de maconha
▻ Oscar 2024
▻
Eleições, Gaza, SXSW, Ariana e mais
Dia Internacional das Mulheres
40º42'45.82" N 74º00'21.65" W
🗓️ QUANDO▻
Sexta, dia 8
📖 POR QUE IMPORTA▻
É o período do ano em que mais se fala sobre igualdade de gênero.
👀 FIQUE DE OLHO▻
Dia de luta x dia de flores: A conversa sobre o significado da data e como as pessoas em geral lidam com o 8 de março vai ser quente. Ativistas costumam dizer que o dia é de luta e de mobilização em defesa dos direitos das mulheres. Por isso, não seria o caso de celebrações. A sexta-feira, aliás, terá inúmeras marchas de mulheres em todo mundo. Aqui no Brasil, atos estão marcados nas principais capitais (Candelária, no Rio, Avenida Paulista, em São Paulo, entre outros).
▻
Políticas públicas: O papel do Estado no combate à desigualdade de gênero vai estar no centro das discussões. Na segunda, o governo federal lança o Relatório da Agenda Transversal Mulheres, que reúne os programas, objetivos específicos, entregas e metas para o avanço das políticas públicas para mulheres no Plano Plurianual 2024-2027. O evento vai contar com as participações da primeira-dama Janja Lula da Silva, de ministras como Marina Silva, Simone Tebet e Margareth Menezes, e da ministra do STF Carmen Lúcia. Na quinta, o STF deve discutir ações relacionadas ao tema, como a que pede a proibição de questionamentos sobre a vida sexual pregressa de vítimas de crimes sexuais, a que questiona consentimento do cônjuge sobre esterilização, e outra sobre a extensão da licença-maternidade à mãe não gestante em união estável homoafetiva.
▻
Estatísticas: A semana também ficará marcada pela divulgação de estudos relacionados à desigualdade de gênero no Brasil e no mundo. Na sexta, o IBGE publica a 3ª edição dos seus indicadores sociais sobre as mulheres no país.
▻
Temas: A desigualdade de gênero atinge as mulheres nas mais diversas áreas, muitas delas serão lembradas no dia 8. As mais comuns são violências doméstica e sexual; carreira e mercado de trabalho; liderança e política; educação; fome e pobreza; saúde pública e maternidade.
🤔 VOCÊ SABIA?▻
Segundo a ONU, a igualdade de gênero nunca será alcançada se as mulheres não tiverem seus direitos digitais assegurados. E isso não está acontecendo: em 2022 havia 259 milhões a mais de homens usando a internet do que mulheres. Ainda segundo as Nações Unidas, as mulheres têm 18% menos probabilidade do que os homens de possuir um smartphone. De acordo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, “a dominação masculina sobre novas ferramentas como algoritmos e inteligência artificial está desfazendo décadas de progresso nos direitos das mulheres e ampliando a misoginia”.
📰 ESTUDO DE CASO▻
No Dia Internacional das Mulheres de 2021, a ONG portuguesa Raparigas da Bola, criada para dar visibilidade a atletas femininas, rediagramou os principais jornais esportivos do país dividindo as reportagens por gênero. O objetivo era mostrar a diferença de espaço dado aos homens e às mulheres. A “nova” edição foi enviada a influenciadores e atletas, que ajudaram a divulgar a campanha #ElasTambémJogam (até a mãe do Cristiano Ronaldo participou). A ação venceu um Leão de Prata em Cannes.
🗣️ QUEM SEGUIR▻
TikTok: Carolline Sardá, produz conteúdo sobre mulheres e feminismo▻
X: Gênero e Número, conteúdo jornalístico sobre desigualdades de gênero e raça▻
LinkedIn: Antonia Quintão, presidente do Geledés Instituto da Mulher Negra▻
Instagram: Luísa Franco Machado, ativista dos direitos digitais e Jovem Líder da ONU
🔗 TEM MAIS▻
Mulheres no metaverso: violências reproduzidas (Nexo, 2023)
Descriminalização do porte de maconha
15º48'7.88" S 47º51'42.67" W
🗓️ QUANDO▻
Quarta, dia 6
📖 POR QUE IMPORTA▻
O STF retoma o julgamento sobre a Lei de Drogas na quinta. A tendência é que os ministros descriminalizem apenas o porte de maconha para uso pessoal. O tema tem criado atritos entre a corte e o Congresso.
👀 FIQUE DE OLHO▻
Placar: Até o momento, seis dos 11 ministros já se pronunciaram. Cinco votaram para acabar com a criminalização do porte da maconha, e não de outras drogas ilícias – ou seja, falta apenas mais um para que seja formada maioria no plenário do STF. Apenas Cristiano Zanin foi contrário à descriminalização. Ele deve ter a companhia de André Mendonça, o próximo a votar. Importante: o julgamento não é sobre a venda de drogas – que vai seguir como ilegal.
▻
Quantidade: Os ministros também estão discutindo os critérios para definir o que é porte e o que é tráfico. O entendimento que deve prevalecer é o que está no relatório de Gilmar Mendes. O documento considera usuários quem for flagrado com quantidades entre 25 e 60 gramas de maconha ou quem tenha até seis plantas fêmeas em casa.
▻
Congresso: A retomada do julgamento já tem provocado reação de parlamentares que acusam o STF de legislar no lugar de senadores e deputados. No ano passado, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, classificou a descriminalização por decisão do Supremo como “equívoco grave". Na semana passada, ele disse que a PEC apresentada por ele mesmo que criminaliza drogas em qualquer quantidade será uma das prioridades da Casa nos próximos meses. Ele ainda disse que a proposta para instituir mandatos fixos no STF também deve avançar.
▻
Outras ações: A pauta do dia 6 ainda inclui outras ações ligadas a pautas sociais que podem ir à votação, como as que questionam se "perfilamento racial" invalida provas colhidas durante abordagem policial, se acesso a dados de celular encontrado no local do crime viola sigilo telefônico; a competência do MP para instaurar e conduzir investigações criminais.
🤔 VOCÊ SABIA?▻
Mais da metade dos brasileiros (53%) é a favor da descriminalização do porte de maconha, segundo pesquisa do PoderData realizada em setembro do ano passado. O estudo ainda mostrou que 61% são contrários à liberação de todas as drogas.
🗣️ QUEM SEGUIR▻
X: Caio Paiva, professor de direito e ex-defensor público▻
Instagram: Luís Fernando Tófoli, pesquisador de política de drogas▻
TikTok: Drug Policy Alliance, ONG sobre política de drogas
🔗 TEM MAIS▻
Números e dados sobre o consumo de drogas no Brasil (Revista Piauí, 2023)
Oscar 2024
34º06'9.68" N 118º20'25.69" W
🗓️ QUANDO▻
Domingo, dia 10, às 20h
📖 POR QUE IMPORTA▻
É a principal premiação do cinema do mundo. O tapete vermelho e a cerimônia serão transmitidos pela TNT e no MAX.
👀 FIQUE DE OLHO▻
Indicados: O filme que mais recebeu indicações foi Oppenheimer, com 13. Esse, aliás, deve ser o grande vencedor da noite, segundo a crítica especializada. Outras produções com muitas chances de levar uma estatueta pra casa são Pobres Criaturas (11 indicações), Assassinos da Lua das Flores (10), Barbie (8) e Maestro (7). A conversa sobre o prêmio de melhor ator deve girar em torno de Cillian Murphy, o favorito, e Bradley Cooper. Entre as mulheres, a ausência de Margot Robbie deve gerar discussões – Ryan Gosling criticou o fato da parceira de Barbie não ter sido indicada. Gosling, aliás, disputa a estatueta de melhor ator coadjuvante com gente grande: Robert DeNiro, Mark Ruffalo, Sterling K. Brown e o favorito Robert Downey Jr. Veja aqui todos os indicados.
▻
Apresentadores: A cerimônia será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel. Entre os nomes esperados para anunciar os vencedores da noite estão Zendaya, Jennifer Lawrence, Bad Bunny, Nicolas Cage, Lupita Nyong’o, Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Chris Hemsworth, Dwayne Johnson, entre outros.
▻
Performances: Duas músicas de Barbie estão na lista de performances da noite – I'm Just Ken, com Ryan Gosling e Mark Ronson, e What Was I Made For?, com Billie Eilish e Finneas. Becky G também terá vez: ela vai performar The Fire Inside, do filme Flamin' Hot: O Sabor que Mudou a História.
▻
Representatividade: A edição deste ano é a primeira da história do Oscar sob novas políticas de inclusão. Lily Gladstone, por exemplo, é a primeira nativa americana indicada a melhor atriz (e é apontada como favorita), e Colman Domingo, o primeiro afro-latino a concorrer a melhor ator. Nesta reportagem, o Terra detalha todos as indicações que tornam o Oscar 2024 recordista em representatividade.
🤔 VOCÊ SABIA?▻
O prêmio de melhor filme é o que mais mobiliza as pessoas nas redes sociais. No ano passado, 21% de toda conversa sobre o Oscar foi sobre a categoria, de acordo com dados da Brandwatch. As estatuetas individuais para atores e atrizes também são populares. Em 2023, duas categorias ganharam destaque por ocasiões específicas: melhor canção original (uma música indiana venceu Lady Gaga e Rihanna) e melhor roteiro original, vencido por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
🗣️ QUEM SEGUIR▻
TikTok: Patricia Gomes, jornalista de cinema e cultura pop▻
Instagram: Vitória Pratini, crítica de cinema do Filmelier Brasil▻
X: Lucas Salgado, repórter de cinema do jornal O Globo▻
Spotify: RapaduraCast, podcast do site Cinema com Rapadura
🔗 TEM MAIS▻
Previsões de vencedores do Oscar (Variety, 2024)
Eleições, Gaza, SXSW, Ariana e mais
15º47'56.39" S 47º51'38.76" W
👀 FIQUE DE OLHO▻
Entregas por aplicativo: Nesta segunda, Lula assina o projeto de lei que regulamenta o trabalho por aplicativos no Brasil.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
Pedro Sánchez: O presidente da Espanha vem ao Brasil na quarta-feira, quando se encontra com Lula e com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
Super Tuesday: Na terça, acontece nos EUA a chamada Super Tuesday, o dia mais importante das prévias das eleições presidenciais (16 estados realizam prévias). Na quinta, Joe Biden faz o último Discurso do Estado da União do seu mandato (é quando o presidente americano presta contas ao Congresso).
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
Portugal: Os portugueses vão às urnas no domingo para eleger o novo Parlamento, que foi dissolvido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Analistas acreditam em uma guinada à direita no país após oito anos de governo socialista.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
Faixa de Gaza & Ramadã: As mortes de palestinos durante a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza aumentaram as pressões por um cessar-fogo na região. Na sexta, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse esperar que isso aconteça antes do início do mês sagrado islâmico, o Ramadã, no próximo domingo.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
SXSW 2024: O festival no Texas (EUA) é uma das maiores referências em inovação, tecnologia e cultura do mundo. A edição deste ano começa na sexta (e vai até o dia 16) e terá como principal tema a inteligência artificial. Na quinta da semana que vem, Wagner Moura participa de um painel sobre o filme Guerra Civil. Veja aqui o que esperar do evento.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
Ariana Grande: O novo álbum da cantora, Eternal Sunshine, será lançado na sexta-feira. Veja aqui a tracklist do disco.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻
Futebol: A semana vai ser quente, com os jogos de volta das oitavas da Champions League na terça e na quarta, com direito a jogos do PSG, Bayern, Real Madrid e Manchester City. Na América do Sul, Botafogo e Red Bull Bragantino fazem o jogo de ida da 3ª fase da Pré-Libertadores na quarta. No dia seguinte, o Vasco recebe o Água Santa pela 2ª fase da Copa do Brasil. E, no fim de semana, acontecem os jogos de ida das semifinais do Campeonato Carioca (com direito a Fla x Flu) e a última rodada da fase de grupos do Paulistão.
↳ Ver e copiar jogos pro Google Calendar
Versão gratuita | 504 eventos
▻ Calendário desta semana
Assinantes | 861 eventos
▻ Calendário da semana que vem
▻ Prévia do que vem pela frente
Calendário desta semana
↳ 504 eventos, veja todos aqui – abaixo, os principais de cada dia:
Segunda, 4/3
» Lula assina Projeto de Lei que regulamenta trabalho de entregadores de app
» Lançamento do Relatório da Agenda Transversal Mulheres PPA 2024-2027
» Dia Mundial da Obesidade
» 50 anos da inauguração da Ponte Rio–Niterói
» Estreia de Família É Tudo!, nova novela das 19h da Globo
» Flamengo deve oficializar a contratação de Léo Ortiz
Terça, 5/3
» Super Tuesday das eleições presidenciais dos EUA
» Lula deve receber senadores em confraternização no Alvorada
» CNJ julga reclamação disciplinar contra a juíza Gabriela Hardt
» Credores da Oi se reúnem para votar plano de recuperação judicial
» Estreia de Surubaum, talk show de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank
» Conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro
» Oitavas da UCL: Real Sociedade x PSG; Bayern x Lazio
Quarta, 6/3
» STF retoma julgamento da descriminalização do porte de drogas
» Presidente da Espanha, Pedro Sánchez, se encontra com Lula, em Brasília
» Marcha de prefeitos em Brasília pedindo o fim da reoneração
» Revolução Pernambucana
» Tyler, The Creator faz 33 anos
» Billboard Women in Music (Luísa Sonza será premiada)
» Pré-Libertadores: Botafogo x Red Bull Bragantino (ida)
» Oitavas da UCL: Real x Leipzig; City x Copenhagen
» Mundial de Surfe: Início da etapa MEO Rip Curl Pro Portugal
» Início do ATP 1000 e WTA 1000 de Indian Wells
Quinta, 7/3
» STF julga ação que pede a proibição de questionamentos sobre a vida sexual pregressa de vítimas de crimes contra a dignidade sexual
» Biden faz o último Discurso do Estado da União do seu mandato
» Banco Central Europeu divulga taxa de juros
» Caso Daniel Alves: prazo para defesa e acusação entrarem com recurso
» 15 anos da estreia de Neymar pelo Santos
» Fechamento da janela de transferência do futebol brasileiro
» Copa do Brasil: Vasco x Água Santa
» Semifinal da Copa Ouro de Futebol Feminino: Brasil x México
Sexta, 8/3
» Dia Internacional das Mulheres
» Manifestações pelo Brasil no Dia Internacional das Mulheres
» IBGE divulga Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil
» 10 anos do desaparecimento do Voo Malaysia Airlines 370
» Início da SXSW 2024
» Ariana Grande lança álbum Eternal Sunshine
» Estreia de Donzela, filme com Millie Bobby Brown, na Netflix
» Falas Femininas: Louca, na Globo
Sábado, 9/3
» Maite Perroni faz 41 anos; e Suga, do BTS, faz 31
» GP da Arábia Saudita de Fórmula 1
» UFC 299: O'Malley x Vera
Domingo, 10/3
» Eleição parlamentar antecipada em Portugal
» Início do Ramadã
» 75 anos do fim da Guerra árabe-israelense de 1948
» Oscar 2024
» Última rodada da fase de grupos do Paulistão
» Semifinais do Campeonato Carioca (ida): Flu x Fla; Vasco x Nova Iguaçu
» Final da Copa Ouro de Futebol Feminino: Brasil pode estar na final
» Clássico na Premier League: Liverpool x City
Calendário da semana que vem
↳ 374 eventos, veja todos aqui – abaixo, os principais de cada dia: