🗺️ Cartô #99: Como a IA é treinada | 9 a 22 de junho
O Cartograma da semana traz uma pensata sobre o desenvolvimento de IA, além de informações sobre o depoimento de Bolsonaro ao STF, o Dia dos Namorados e o início da Copa do Mundo de Clubes da FIFA ⚽
Bom dia, gente boa!
Uma máxima na indústria de inteligência artificial diz que os modelos podem ser tão bons quanto os dados usados para treiná-lo. A preparação desses dados, no entanto, acontece longe dos holofotes da imprensa, do glamour dos escritórios da Califórnia, e sob condições que precisam ser discutidas. No livro “Feeding the machine”, os autores Callum Cant, James Muldoon e Mark Graham, explicam como a inteligência artificial reforça uma divisão do trabalho que perpetua as desigualdades históricas entre os hemisférios norte e sul.
Enquanto os engenheiros, pesquisadores e executivos comandam o design dos modelos e capturam a maior parte do valor gerado pela indústria, trabalhadores em países em desenvolvimento desempenham tarefas mal remuneradas e precárias, como anotação e moderação de conteúdo e transcrições que alimentam máquina com os dados que ela precisa para funcionar. O livro apresenta cada etapa desse processo circulando o foco narrativo entre elos que atuam nos dois hemisférios da cadeia, do engenheiro ao anotador de dados.
Aqui no Cartograma nós sempre destacamos o potencial gigantesco que a inteligência artificial representa para a indústria de conteúdo, da produção à distribuição, mas a provocação que “Feeding the machine” faz é muito pertinente: será que esse é o único modelo possível? Conhecer a realidade dos processos que culminam com o desenvolvimento da IA é passo fundamental para buscar alternativas que façam mais sentido e que representem de fato um avanço universal.
Boa semana para todos nós! 👊
Leandro Mota e Leo Stamillo
CONTENT CO
▻ Depoimento de Bolsonaro no STF
▻ Dia dos Namorados
▻ Copa do Mundo de Clubes da FIFA
▻ STF, IOF, G7, WWDC, Bienal, Seleção e mais
Interrogatório de Bolsonaro no STF
15°48’08” S 47°51’43” W
🗓️ QUANDO
▻ A partir de segunda, 9
📖 POR QUE IMPORTA
▻ Os réus do chamado “núcleo crucial” do grupo que teria tentado dar um golpe de Estado no Brasil depõem ao STF nesta semana, entre segunda e sexta-feira. Eles ficarão lado a lado com o delator Mauro Cid, também réu no processo. O encontro mais esperado é o do ex-presidente Jair Bolsonaro com Cid, seu ex-ajudante de ordens e agora delator, e com o ministro Alexandre de Moraes.
👀 FIQUE DE OLHO
▻ Os réus: Além do delator Mauro Cid, serão ouvidos Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF; Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; Paulo Sérgio Nogueira, general da reserva e ex-ministro da Defesa; Walter Souza Braga Netto, general da reserva, ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice na chapa derrotada de Bolsonaro em 2022.
▻ Como será: Todos os réus ficarão na sala da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O primeiro a falar será Mauro Cid, por ser delator. Em seguida, os réus serão ouvidos em ordem alfabética (como acima) – Jair Bolsonaro será o sexto. A expectativa é que o ex-presidente seja interrogado até quarta-feira. Braga Netto é o único que não estará presente. Seu depoimento será por videoconferência, pois ele está preso no Rio de Janeiro.
▻ Transmissão: Os interrogatórios serão transmitidos pela TV Justiça – provavelmente com retransmissão de sinal de outras emissoras. Cada detalhe dos depoimentos será exaustivamente discutido em tempo real nas redes sociais, haverá cortes instantâneos e nomes e termos entre os assuntos mais comentados do dia. Os embates entre réus, Cid e Moraes certamente vão estar entre os temas mais quentes do debate político da semana.
▻ PMs no banco dos réus: No mesmo processo, a mesma Primeira Turma do STF inicia o julgamento da antiga cúpula da PM do DF por envolvimento com o 8 de janeiro. A análise começa na sexta-feira, 13, no plenário virtual – os ministros têm até o dia 24 de junho para se manifestarem.
▻ Zambelli: Condenada pela invasão ao sistema do CNJ, a deputada Carla Zambelli está foragida na Itália e teve seu nome incluído na lista vermelha da Interpol. Seu recurso e do hacker Walter Delgatti foi negado pela Primeira Turma do STF. A semana deve ter novos desdobramentos no caso, como pedido de extradição, possível apresentação de Zambelli às autoridades italianas e repercussão no Parlamento – afinal, ela ainda é deputada federal.
🤔 VOCÊ SABIA?
▻ O trabalho do STF é considerado bom ou ótimo por apenas 16% dos brasileiros, segundo pesquisa do PoderData divulgada na última semana. O índice dos que consideram o desempenho da corte ruim ou péssimo é de 41%.
🗣️ QUEM SEGUIR
▻ X: Simone Iglesias, jornalista da Bloomberg em Brasília
▻ BlueSky: Hugo Albuquerque, jurista
▻ Instagram: Fernando Schüler, cientista político e colunista de Veja e Band
▻ Threads: Rubens Casara, escritor e juiz de Direito do TJRJ
▻ TikTok: STF, perfil oficial do Supremo
▻ Podcast: Resumão Diário, do g1
🔗 TEM MAIS
▻ Entenda semelhanças e diferenças entre golpe de 64 e tentativa do 8/1 (Agência Brasil, 2025)
Dia dos Namorados
23°48'54" S 45°22'14" W
🗓️ QUANDO
▻ Quinta, 12 de junho
📖 POR QUE IMPORTA
▻ É uma das datas mais importantes do varejo brasileiro – e a última do primeiro semestre. Além disso, movimenta o setor de serviços, com aumento na procura por viagens e restaurantes. As redes sociais ficam inundadas por fotos e declarações de amor e, claro, piadas com solteiros feitas pelos próprios solteiros.
👀 FIQUE DE OLHO
▻ Origem: O Dia dos Namorados no Brasil foi uma criação de João Doria, pai do ex-governador de São Paulo. Nos anos 40, o publicitário havia sido contratado por uma loja para aumentar as vendas em junho e inventou a celebração – que cai na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A maioria dos países comemora o Dia dos Namorados no Dia de São Valentim (Valentine's Day), em fevereiro.
▻ Presentes caros: Apesar da alta projetada de 3,2% nas vendas neste ano, a inflação (especialmente em alguns itens específicos, como alimentação, chocolates e viagens) vai limitar o tíquete médio no Dia dos Namorados. O contraste entre desejo de presentear e orçamento apertado costuma gerar conversas nas redes sociais, com tom crítico ou bem-humorado.
▻ Diversidade: Ações pré e durante o Dia dos Namorados devem incluir todos os tipos de casais, como inter-raciais, homoafetivos e com pessoas com deficiência. Uma pesquisa feita com criadores de conteúdo LGBT+ mostra que apenas 10% se sentem representados por campanhas publicitárias.
🤔 VOCÊ SABIA?
▻ Em 2025, Houve um aumento significativo dos consumidores que planejam celebrar o Dia dos Namorados: 68%, 12 pontos a mais do que em 2024, de acordo com a Plataforma Gente, da Globo. Os itens mais desejados são:
– Perfumes e cosméticos: 25%;
– Roupas: 22%;
– Chocolates e doces: 22%;
– Cestas de café da manhã: 13%;
– Flores: 11%;
– Acessórios: 10%;
– Refeição especial fora de casa: 10%;
– Bolsas ou calçados: 9%;
– Algo simbólico e/ou feito por mim: 9%;
– Viagem: 8%.
🍔 ESTUDO DE CASO
▻ O Burger King resolveu entrar no modo Dia dos Namorados de um jeito diferente: homenageando cornos e cornas. Em uma ação inusitada, a gigante de fast food promete distribuir sanduíches a quem já tiver sido traído. Dois dias após a publicação, o Reels no Instagram já tinha quase 13 milhões de visualizações.
🗣️ QUEM SEGUIR
▻ Instagram: Reserva para Dois, com Gustavo Furtado e Luiz Maciel, casal que compartilha dicas gastronômicas, culturais e de viagens
▻ Threads: Família Quilombo, do casal Adriana e Jones e seus filhos
▻ TikTok: Malu & Tranks, jovem casal de namorados que publica vídeos engraçados
▻ X: Psicóloga da Heleninha Roitman, perfil de humor e memes
▻ Podcast: Não Inviabilize, com Déia Freitas, com crônicas e histórias sobre relacionamentos e vida real
🔗 TEM MAIS
▻ Número de casamentos recua 3% e divórcios aumentam 4,9% no Brasil, diz IBGE (CNN Brasil, 2025)
Copa do Mundo de Clubes da FIFA
25°57'28,51" N 80°14'19,83" W
🗓️ QUANDO
▻ De 14 de junho (sábado) a 13 de julho (domingo)
📖 POR QUE IMPORTA
▻ A nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com 32 clubes das seis confederações continentais, começa no próximo fim de semana. O Brasil está representado por quatro equipes: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, vencedores das quatro últimas edições da Libertadores. O torneio será disputado nos Estados Unidos, mesmo país que receberá a Copa de Seleções em 2026 (junto com México e Canadá).
👀 FIQUE DE OLHO
▻ Abertura: Al Ahly (Egito) e Inter Miami (EUA) fazem o jogo de estreia da competição no sábado, às 21h, hora de Brasília. O destaque será a presença de Lionel Messi na equipe da Flórida (o argentino tem encontro marcado com o Palmeiras, na 3ª rodada, em 23 de junho). Antes, será realizada uma cerimônia de abertura com o tema “Uma Nova Era Começa".
▻ Brasileiros: O primeiro a estrear é o Palmeiras, no domingo, às 19h, contra o Porto (Portugal). O Botafogo também joga no domingo, às 23h, contra o Seattle Sounders (EUA). O Flamengo pega o Espérance (Tunísia) na segunda, às 22h, e o Fluminense estreia na terça, às 13h, contra o Borussia Dortmund (Alemanha).
▻ Zoeira com rivais: Torcedores dos quatro times vão tirar muita onda com os rivais que não se classificaram para competição. O vascaíno deve sofrer, já que seu time é o único dos quatro grandes cariocas a ver o Mundial só pela TV. São Paulo, Corinthians e Santos também serão zoados pelos palmeirenses – que têm a chance de acabar com a piada “Palmeiras não tem mundial”. Será?
▻ Inovações: A competição terá novidades tecnológicas, como impedimento semiautomático, câmeras no corpo do árbitro e VAR no telão do estádio. A FIFA diz que quer dar mais transparência às decisões da arbitragem.
▻ Ingresso sobrando? A FIFA reduziu o preço dos ingressos do jogo de abertura do Mundial, mesmo com a presença de Messi. A entidade também faz uma ofensiva publicitária no torneio para garantir a boa audiência presencialmente e na televisão.
▻ Turismo nos EUA: A política anti-imigração adotada por Trump provocou uma queda na chegada de turistas ao país – entre os brasileiros, a diminuição foi de 21,2% entre janeiro e abril, segundo esta reportagem do Valor. A tensão de torcedores de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo chegando aos Estados Unidos e possíveis detenções serão pauta do noticiário nas próximas semanas.
🤔 VOCÊ SABIA?
▻ Uma pesquisa da For Soccer mostra que o número de novos fãs de futebol nos EUA aumentou 57% em 2024. Se considerarmos os que acompanham o esporte há menos tempo, o salto é ainda maior: 400%.
🗣️ QUEM SEGUIR
▻ X: Gabriel Amaral, jornalista tricolor
▻ TikTok: Felipe Fontoura, jornalista flamenguista
▻ Instagram: Caio Meneghello, jornalista palmeirense
▻ Threads: Aline Bordalo, jornalista botafoguense
▻ BlueSky: Felipe Diniz, apresentador do Sportv
▻ Podcast: Meiocampo, com Felipe Lobo, Bruno Bonsanti, Leandro Stein, Leandro Iamin e Matias Pinto
🔗 TEM MAIS
▻ Mundial de Clubes da FIFA 25: tudo o que você precisa saber (FIFA, 2025)
STF, IOF, G7, WWDC, Bienal, Seleção e mais
15º47'53.75" S 47º52'22.58" W
👀 FIQUE DE OLHO
▻ STF e redes sociais: O STF segue julgando a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet e a responsabilidade de plataformas sobre o conteúdo postado. Segundo o Portal Migalhas, há quatro votos diversos sobre o assunto (leia a análise aqui). O julgamento será retomado na quarta-feira.
↳ Ver e copiar sessões do STF pro Google Calendar
▻ Novo Código Eleitoral: A proposta deve ser analisada na quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Um dos temas em discussão é a reserva de 20% das vagas no Legislativo (exceto Senado) para mulheres. Entenda a proposta nesta reportagem da Agência Senado.
↳ Copiar sessão da CCJ pro Google Calendar
▻ IOF: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu no domingo com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, para debater uma alternativa de arrecadação que permita ao governo desistir do aumento do IOF. A ideia é cobrar mais das operadoras de aposta esportiva e tributar investimentos como LCIs e LCAs. A proposta final deve ser anunciada publicada nos próximos dias. Enquanto isso, a oposição segue pressionando Motta para colocar em votação na terça-feira um projeto que anula o aumento do imposto.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ Ministros no Congresso: Na terça-feira, o ministro Wolney Queiroz, da Previdência, falará em sessão conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Previdência da Câmara sobre as fraudes no INSS. No Senado, Fernando Haddad, da Fazenda, deve comparecer na quarta à Comissão de Assuntos Econômicos para falar sobre IOF – a política econômica como um todo deve ser alvo da oposição, que apresentou o requerimento para convidar o ministro. Ainda na quarta, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vão à CCJ da Câmara falar sobre a PEC da Segurança Pública.
↳ Ver e copiar sessões com ministros pro Google Calendar
▻ Conferência dos Oceanos da ONU: Líderes globais participam em Nice, na França, da Conferência dos Oceanos da ONU. O presidente Lula estará presente. O encontro, que começa na segunda-feira, é uma espécie de “esquenta” para a COP30, que será realizada em novembro em Belém, no Pará.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ G7: Entre 15 e 17 de junho, o Canadá recebe o encontro do G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido). Será a primeira “prova internacional” do novo premiê canadense, Mark Carney. Donald Trump deve estar presente, assim como Lula – que foi convidado, embora o Brasil não faça parte do grupo. As tensões entre o presidente dos EUA e as demais autoridades (principalmente o anfitrião Canadá, que tem sido alvo do americano desde a sua posse) vão estar no centro da cobertura da imprensa. Possíveis protestos de canadenses devem acontecer.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ Trump x Musk; Trump x China: A semana pode ter desdobramentos da treta entre os ex-BFFs Elon Musk e Donald Trump. Podem surgir novidades sobre os contratos do governo com as empresas de Musk, além de informações sobre o presidente estar ou não nos arquivos de Jeffrey Epstein. Em meio a tudo isso, Trump negocia tarifas com a China. Haverá um encontro entre representantes chineses e americanos em Londres, nesta segunda. Para finalizar a semana, no sábado haverá um grande desfile militar para celebrar os 250 anos do Exército americano e… os 79 anos de Donald Trump!
↳ Ver e copiar eventos pro Google Calendar
▻ Protestos nos EUA: As medidas de Trump para prender imigrantes ilegais na California provocou uma série de protestos em Los Angeles. O governo federal decidiu, então, enviar a Guarda Nacional à cidade, o que aumentou ainda mais a tensão. O tema seguira com bastante repercussão no noticiário internacional da semana.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ Atentado na Colômbia: Outro tema bastante presente no noticiário internacional dos próximos dias é o ataque ao pré-candidato à presidência da Colômbia, o senador Miguel Uribe. Ele foi baleado no sábado e está em estado grave no hospital.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ WWDC: O Worldwide Developers Conference, da Apple, será realizado de segunda a sexta-feira e deve apresentar novidades sobre a nova geração de sistemas operacionais da empresa. O grande desafio da Apple é mostrar avanços em IA, um ano após o lançamento do Apple Intelligence.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ Bienal Internacional do Livro do Rio: O evento vai de 13 a 22 de junho e terá mais de 300 convidados e 200 horas de atividades. A edição fará uma homenagem ao escritor Ruy Castro. Haverá conversas com autores como Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Drauzio Varella, Pedro Bial, Miriam Leitão, Itamar Vieira Junior, Raphael Montes, Aline Bei e Jeferson Tenório. Entre os estrangeiros, estão a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, o sul-coreano Kim Ho-yeon, a cubana Teresa Cárdenas e a britânica Cara Hunter. Veja a programação aqui.
↳ Copiar evento pro Google Calendar
▻ Combo de K-Pop: Entre 10 e 11 de junho, três astros do grupo recebem a dispensa militar e participarão de eventos para celebrar. RM e V receberão os fãs em Chuncheon, enquanto Jimin e Jungkook o farão em Yeoncheon. Enquanto isso, J-Hope lança um single solo em parceria com GloRilla, na sexta-feira – dia em que a loja oficial temporária do BTS passa a funcionar em São Paulo. E, finalmente, no fim de semana, Baekhyun, do EXO, fará dois shows em São Paulo.
↳ Ver e copiar eventos pro Google Calendar
▻ Seleção em São Paulo: O Brasil tenta a primeira vitória da era Ancelotti, contra o Paraguai, na terça, pelas Eliminatórias. Será também a estreia do técnico italiano comandando a Seleção em solo nacional – o jogo será na Neo Química Arena, em São Paulo. Falamos mais sobre o assunto no Cartô da semana passada.
↳ Copiar jogo do Brasil pro Google Calendar
▻ Vôlei, basquete, judô e NFL: A semana tem a estreia do Brasil na Liga das Nações de Vôlei Masculino, quinta, contra Cuba, no Maracanãzinho. No basquete, a semana pode ter o campeão do NBB – o Minas venceu o Franca no jogo 1; os jogos 2 e 3 acontecem na quinta e no sábado, e o campeão é definido em melhor de 5. Na NBA, Thunder e Pacers seguem disputando o título em melhor de sete jogos. As próximas partidas serão na quarta e na sexta. Outro destaque da semana nos esportes é o Mundial de Judô – de 13 a 20 de junho – em Budapeste, com boas chances de medalhas para o Brasil. Para os fãs de futebol americano, começam a pré-venda (9 a 11 de junho) e a venda (a partir de 12 de junho) para Chiefs e Chargers, que será disputado em São Paulo.
↳ Ver e copiar eventos esportivos pro Google Calendar
Assinantes | 1.689 eventos
▻ Calendário desta semana (513)
▻ Calendário da semana que vem (406)
▻ Prévia do que vem pela frente (770)
A Bússola Digital do Cartograma é dividida em duas partes:
🔑 Eventos-chave e 📝 Calendário completo.
Na primeira parte (🔑 Eventos-chave), você encontra os destaques desta e da próxima semana, além dos acontecimentos mais relevantes dos meses seguintes;
Na sequência (📝 Calendário completo), listamos TODOS os eventos mapeados para esta semana e a seguinte.
As duas partes são exclusivas para assinantes da versão paga do Cartograma.
Para acessar, é só clicar no link abaixo ⬇️
🗓️ Calendário #99 | 9 a 22 de junho
Clique aqui para ter acesso aos eventos-chave, com os destaques da semana, e ao calendário completo, com tudo o que foi mapeado pelo Cartograma!